Rainha do Santo Rosário


Rainha do Santo Rosário

7 de Outubro

“Ó Rosário bendito de Maria, doce cadeia que nos prende a Deus, torre de salvação contra os assaltos do inferno, porto seguro do naufrágio geral, não te deixaremos nunca mais” (Beato Bártolo Longo).


Confeccionado com sementes, conchas, pedras, cristais, madeira, plástico, ouro, prata, perólas preciosas ou não, isso não importa, o que realmente importa, é que, por séculos o Santo Rosário foi manuseado e recitado por sábios e iletrados, camponeses e operários, nobres e governantes, soldados, donas de casa, estudantes, etc; e continua sempre atual e eficaz.
Nosso saudoso Papa João Paulo II em sua Carta Apostólica “Rosarium Virginis Mariae” nos diz que: “Com ele, o povo Cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor.”

A Coroa de Rosas

Rosarium, no latim quer dizer Jardim de Rosas. No Rosário, cada Ave-Maria é uma rosa espiritual que o devoto oferta a Virgem Maria, confeccionando dessa forma uma coroa simbólica de rosas ou um pequeno chapéu de Rosas(Corona em Italiano e Chapelet em Francês).
Diz-se que na idade média, os vassalos tinham o costume de oferecer a seus soberanos coroas de flores, em sinal de submissão. Os Cristãos adotaram esse uso em honra de Maria.
A tradição nos diz ainda que no século VIII, cantavam os Ave(do anjo Gabriel), acrescentando um mistério da vida de Maria Ssma. chamava-se Akasthistos. Só a partir do século XI, acresentaram a segunda parte da Ave-Maria, ou seja, a saudação de Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre.” Por fim no século XV, é que a oração da Ave-Maria foi concluida com a nossa petição após o nome de “Jesus”: “Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte amém”. Porém foi no ano de 1214 que Nossa Senhora inspirou São Domingos de Gusmão a utilizar o Santo Rosário, como meio de pregação para a conversão do hereges Albigenses, no sul da França.
Disse a Ssma Virgem:
-Sabes, meu caro Domingos, de que arma a Ssma. Trindade se serviu para restaurar o mundo? Saiba que a principal arma foi a saudação Angélica, que é o fundamento do Novo Testamento; se queres ganhar para Deus estes corações endurecidos, prega o meu saltério(antigo nome da Coroa do Rosário).
Nos mosteiros rezava-se os 150 salmos da Bíblia, os irmãos menos instruídos e não sabendo o Latim, substituíram os salmos pelas 150 Aves, e para fazer a contagem dos Ave,
utilizavam grãos, pedras ou faziam nós numa corda.
No século XV, o Cartuxo Adolfo de Essen, introduziu os mistérios, entre as dezenas das Ave-Marias, e o dominicano Alano de La Rouche, completou e definiu as orações e mistérios do Rosário.
No dia 7 de outubro de 1571, o Papa São Pio V celebrou a vitória dos Cristãos sobre os Turcos Mulçumanos, próximo ao porto de lepanto, na entrada do Golfo do Corinto.
São Pio V convoca os Cristãos a unirem-se em oração, a oração do Santo Rosário, implorando o auxílio da Virgem Maria, após a vitória o Papa mandou incluir na ladainha a invocação: “Auxílio dos Cristãos”, e institui a festa de Nossa Senhora do Rosário.
O Advogado Beato Bártolo Longo ergueu no vale de Pompéia um Santuário em honra a Virgem do Rosário e iniciou o Centro Mundial de Difusão do Sto. Rosário em 1873.
Foi no Santuário de Pompéia que o Santo Papa João Paulo II, abriu o ano do Rosário em outubro de 2002, e através da Carta Apóstólica “Rosarium Virginis Mariae”, instituiu os Mistérios Luminosos, e assim sendo o Rosário passou a contar com 200 Ave-Marias, divididas entre os Mistérios: Gozozos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos, e concluiu a carta: “Retomai confiadaemente nas mãos o terço do Rosário”[...] “E que este meu apelo não fique ignorado...”
“Rezai o terço todos os dias”
(Nossa Senhora de Fátima)
Amém
Paz e Bem!

Comentários

Shalon Márcio, encontrei seu blog através de uma pesquisa no google, achei muito interessante,riquíssimo em conteúdo e passei a acompanhar o blog. Gostaria que vc tb desse uma olhadinha no meu blog(www.criscostanc.blogspot.com) faço parte do Movimento Sacerdotal Mariano-Cenáculo com Maria e desde então coloco no blog as experiências do Cenáculo.Parabéns que Deus o abençoe. Cristiane Nova Cruz/RN. OBS: deixe um recadinho pra saber q vc deu uma olhada tá.
Márcio disse…
Ola Cristiane e Naelson!
Obrigado por acompanhar nosso humilde trabalho. Na verdade os artigos aqui publicados saem todos os meses em tres jornais de nossa Comarca de Itajai.
Gosto muito do Movimento Sacerdotal Mariano.
Paz e Bem!
Marcio Antonio Reiser OFS

Postagens mais visitadas deste blog

São Tarcísio

Nossa Senhora da Consolação(da Correia ou da Cinta)

São Miguel Arcanjo